Energia Hidrelétrica




A Energia Hidrelétrica, Energia Hídrica ou Energia Hidráulica é a energia obtida com base nos movimentos da água (daí o nome, hidro vem de água e elétrica de eletricidade), utilizando o potencial hidráulico de um rio. Por utilizar como fonte de energia um recurso que é restabelecido naturalmente, a água, a Energia Hidrelétrica é uma forma de Energia Renovável.
Podemos observar facilmente o quanto as correntes de um rio podem ser fortes e para transformar essa energia do fluxo da água na energia que utilizamos é necessário a instalação de Usinas Hidrelétricas. Essas Usinas criam barragens para que a água adquira maior pressão e também para que o fornecimento de energia continue mesmo em épocas com poucas chuvas.
A água que é armazenada nessas barragens correm por dutos e giram algumas turbinas, produzindo energia mecânica, essas turbinas giram, então, um gerador, que é responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica, para que possamos utilizá-la. Desse modo, para que a energia seja obtida de forma mais eficaz, as Usinas Hidrelétricas são instaladas em rios com grandes volumes de água e que apresentem desníveis ou quedas d’água.
O infográfico animado a seguir foi produzido pelo estúdio N Jovem da Editora Abril e mostra de maneira bem simplificada como funciona uma usina hidrelétrica.


Referências:


_____________________________________________________________________


Hidrelétrica no Brasil


Você sabia que 80% da energia elétrica produzida no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas?


O Brasil é um dos países que mais produzem energia a partir da força das águas no mundo e é inclusive no Brasil onde encontra-se a maior Usina Hidrelétrica do mundo!


A usina de Itaipu




A Usina de Itaipu está localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, sendo assim uma usina binacional. Fornece 16,4% da energia consumida no Brasil e 71,3% da energia fornecida para o Paraguai. O recorde de produção foi em 2008 com aproximadamente 95.000.000.000 MWh.


Algumas curiosidades:
  • A quantidade de concreto usado para a construção da usina, é a mesma necessária para a construção de 210 estádios do maracanã!
  • A quantidade de ferro e aço utilizado fabricariam 380 Torres Eiffel
  • Mais de 40 mil pessoas trabalharam em sua construção
Nosso país possui 403 usinas em operação e 25 em construção. O Brasil atingiu apenas 25% do potencial de produção hidrelétrica do país o que indica que ainda temos muito mais a crescer nessa área.



Após ler as curiosidades você pode ter se impressionado com a quantidade de recursos investidos na construção e pode ter se perguntado: "Será que tudo isso vale a pena?" Isso responderemos na nossa próxima postagem, onde discutiremos as vantagens e desvantagens de todo esse processo


                       - Até a próxima !


Referências:
http://www.itaipu.gov.br/energia/geracao
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu#Gera.C3.A7.C3.A3o
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/hidreletricas-brasileiras.php

_____________________________________________________________________________



Vantagens e Desvantagens


Bom, que o Brasil utiliza-se bastante da energia hidrelétrica nós já sabemos, mas será que essa é uma boa escolha? Para responder a essa pergunta temos primeiro que conhecer o que a energia hidrelétrica oferece de bom e de ruim.

Vantagens:

  • Não gera poluição diretamente;
  • Transformação limpa de um recurso energético natural;
  • Não há resíduos poluentes;
  • O custo para geração de energia é baixo;
  • O aproveitamento hidrelétrico proporciona outros usos, como navegação, irrigação e prevenção de inundações;
  • Possibilita a criação de espaços públicos de lazer nas áreas ao redor do reservatório;
  • A água é um recurso renovável, que não se esgota;
  • Provoca uma emissão menor de gases do efeito estufa em relação a outros modos de geração de energia;
  • A geração e energia é eficiente e segura.


Desvantagens:


  • Podem inundar áreas extensas de florestas e produção de alimentos;

Imagem de satélite da usina de Itaipu
  • Alteram o ambiente, prejudicando muitas espécies de seres vivos e a população ribeirinha;
  • Alteram o funcionamento dos rios;
  • A inundação pode danificar sítios arqueológicos, tornar indisponíveis áreas férteis e até provocar pequenos tremores de terra devido o peso da água represada;
  • Provocam alterações climáticas na região;
  • Boa parte das florestas inundadas se decompõe, produzindo metano, que contribui para o efeito estufa. Entretanto, já existem métodos para o aproveitamento da madeira inundada;
  • Geralmente as usinas ficam localizadas longe dos grandes centros consumidores, gerando gastos com o transporte da energia gerada;
  • A construção das usinas demanda bastante dinheiro e leva certo tempo até que elas sejam finalizadas.


É necessário perceber que muitas das desvantagens podem ser minimizadas, caso as hidrelétricas sejam instaladas de maneira consciente e prudente, além de tomadas as providências cabíveis, como a implantação de áreas protegidas e o reflorestamento das margens do reservatório.

Agora que já conhecemos um pouco sobre o funcionamento das usinas, a energia hidrelétrica no Brasil e as vantagens e desvantagens deste tipo de energia, que tal conhecer um pouco mais sobre a história dela? Fiquem ligados nas próximas postagens!

Referências:


7 comentários:

Gostei das postagens estão bem elaboradas e informativas...
 
adoreiii!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Gostei muito da postagem então bem eleboradas
de uma olha nesse site www.energiahidrica.com.br
 
Gostei muito da postagem então bem eleboradas
de uma olha nesse site www.energiahidrica.com.br
 
gostei muito de seu post
é bem elaborado de uma olhada nesse depois me sua opinião
 
Justo o que procurava sobre energia solar
 

Postar um comentário