Energia Solar



O que é ?

       A Energia solar nada mais é do que a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.

Como é captada a energia por esse meio?

       As placas solares à base de silício são o principal meio para a captação dessa energia. A invenção de Russel hoje move até satélites.
Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta. A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. Já para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.

Uma placa solar funciona com tempo nublado ou chuvoso?

       Sim, a quantidade de energia elétrica produzida é proporcional à intensidade da luz que incide na placa solar. Desse modo, com céu claro e sol ou mormaço forte, a energia gerada será máxima, mas mesmo com céu nublado, haverá geração de eletricidade. Até mesmo com tempo chuvoso, a pequena claridade existente irá produzir uma pequena quantidade de energia.

Qual o processo que ocorre para se utilizar esse tipo de energia? 





AC- Corrente Alternada.
DC- Corrente Contínua.


Vantagens

  • A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).
  • Não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
  • Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Confira alguns benefícios do uso de Aquecedor Solar



Desvantagens 
 
  • Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.
  • As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
  • Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.



                                                                               Notícias

       Por Vitor Abdala, da Agência Brasil - O governo fluminense encaminhou na sexta-feira, 25 de novembro, ao Fórum dos Secretários Estaduais de Energia um documento chamado Carta do Sol, que propõe medidas para estimular o aproveitamento da energia solar. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento e Energia do Rio, Júlio Bueno, a expectativa é que os demais secretários também assinem o documento e que ele seja encaminhado ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, a energia solar tem grandes chances de sucesso no Brasil, um país ensolarado e um dos maiores produtores mundiais de silício, matéria-prima para esse tipo de equipamento.


Assista o video e veja como funciona a energia solar

                                           


Curiosidade ??

  •  De acordo com um estudo publicado em 2007 pelo Conselho Mundial da Energia, em 2100, 70% da energia consumida será de origem solar  
  • Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, a utilização de energia solar está aumentando de forma significativa, principalmente o coletor solar destinado para aquecimento de água.


Referência


http://deeplife.maisforum.com/t224-o-que-e-energia-solar
https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2011/11/energia-solar-acoes-para-estimular-expansao/15637
http://www.criarmlt.com.br/energia-alternativa-fotovoltaica.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/energia-solar.htm
http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/


6 comentários:

Interessanissima essa publicagem, gostei mt =)
 
Gostii, refletir um pouco mais sobre esse assunto e o blog me ajudou bastante, IFBA-Salvador Akie!!
 
Ameii essa página do blog, deu pra notar que tipo tá havendo uma certa competição entre as página, pois me parece que não são as mesmas pessoas que estam postando, mas tá mt legal, gostei bastante. Parabéns!!! IFBA Camaçari \o/
 
Muito legal
 
Justo o que procurava sobre energia solar
 
Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.
 

Postar um comentário